Histórico do Estabelecimento

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A Escola Municipal João XXIII, foi fundada em 1975, pelo Sr. Joaquim Cabral de Vasconcelos, Presidente da Comunidade JOÃO XXIII, localizada à Rua José Antonio de Souza, 269, no Bairro dos Novais.

Nos dois primeiros anos de fundação foi mantida por aquela entidade filantrópica em caráter emergencial de alfabetização para os filhos dos comunitários e teve como diretora a Professora Josilda Batista.

Em 1978, foi celebrado um covênio entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa e a Comunidade, pelo ilustre e já falecido Prefeito Damásio Barbosa Franca, tornando-se pública, passou a denominar-se:

ESCOLA MUNICIPAL DA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE JOÃO XXIII

A escola por pertencer à associação, desenvolveu um trabalho conjunto com a Legião Brasileira de Assistência – LBA, através de convênios firmados, oportunidade em que foi criado um núcleo de Assistência a Nutrizes e Crianças com a distribuição de leite, enxovais e outros. Ainda criou-se o Clube de Jovens, o Clube do Idoso e uma creche que atendia 170 crianças, assistidas pelo Projeto Casulo.

Em 1986, a escola desmembrou-se da Associação em decorrência do desmoronamento do prédio particular alugado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, na Rua Pedro Gonçalves de Medeiros, sem nº, famoso Ninho da Perua – Novais.

Na gestão do Prefeito Antônio Carneiro Arnaud, foi promulgada uma lei coletiva nº 5892, datada de 28/11/88, oficializando a criação das escolas municipais, passando a chamar-se Escola Municipal da Comunidade João XXIII, tendo como primeira diretora oficial, a professora Maria José de Oliveira Araújo, que permaneceu até 1993.

Em 1993, o prédio da escola veio a ruir novamente, passando a funcionar em casa alugada situada à Rua Projetada, nº 60, Conjunto Juracy Palhano, Alto do Mateus, inserida entre as Favelas Bola na Rede, Independência e Ninho da Perua.

Nesse mesmo período, foi eleita democraticamente pela Comunidade Escolar para o biênio 93/95, a diretoria representada pela Supervisora Escolar, Maria de Fátima Pereira da Silva – Diretora, e adjuntas: Maria José de Oliveira Araújo e Eliane Cabral do Nascimento Lisboa. Nesse período (1995), a escola contava apenas com um quadro técnico composto de 01 orientador educacional e 01 supervisor escolar.

A Escola Municipal João XXIII, hoje situado à Rua Ambrósio Rodrigues de Souza nº 27, no Conjunto Juracy Palhano, entre o bairro dos Novais e do Alto do Mateus, foi inaugurado no dia 18 de maio de 1995, pelo então Prefeito Francisco Xavier Monteiro da Franca e a Secretária da Educação professora Emília Augusta Lins Freire, tem seu aparato legal instituído pelo decreto de Lei e Criação nº 2.188/91 e a Resolução de Autorização nº 002/99 do Conselho Municipal de Educação para um período de validade de 04 (quatro) anos compreendido entre 1999 a 2002.

A Escola Municipal João XXIII, fazendo parte do Sistema Municipal de Educação e obedecendo aos textos legais referentes às normas estruturais da organização municipal já passou por várias denominações como Escola Beneficente da Comunidade João XXIII, Escola Municipal Beneficente João XXIII, é atualmente denominada Escola Municipal João XXIII – padrão A amparada pela Lei complementar nº 025 de 31/05/2001, que reformulou a estrutura organizacional da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

No dia 31 de Julho do ano de 2007, foi inaugurado o ginásio poliesportivo da Escola, pelo Exmº. Sr. Prefeito da capital, Ricardo Coutinho, acompanhado do seu vice-prefeito Manoel Junior, Secretária de Educação professora Ariane.

0 comentários:

Postar um comentário